quarta-feira, 27 de maio de 2009

"Semana da Leitura e do Livro" (20 a 24 de Abril)

Cá estamos finalmente a dar-vos conta do que aconteceu nessa semana em que o livro e a leitura foram os protagonistas... E foram muitas as actividades que tiveram lugar neste palco que é a nossa escola,sobretudo no nosso CRE!
Decorreu a já habitual Feira do Livro com propostas de leitura bastante aliciantes. No Dia Internacional do Livro (23 de Abril), oferecemos marcadores e flores em troca de livros, seguindo a velha tradição catalã. E foram muitos os livros que foram chegando ao CRE, provando que a generosidade e o gosto de partilhar livros com os outros andam por aí de mãos dadas... Obrigada a todos os que responderam a este desafio!
Convidámos também toda a comunidade educativa a "revelar" qual o "Livro da sua vida", proporcionando assim a troca de experiências e sugestões de leitura. Agradecemos a grande adesão (como se vê na foto) a esta iniciativa.
Quanto às actividades desenvolvidas pelo Departamento de Língua Portuguesa, estas iniciaram-se no âmbito do "Conta-me!" no dia 21 com um momento de poesia, "Poesia e Liberdade", dinamizado pelo professor José Carlos Silva, ao qual assistiram a professora Amélia Cruz e a sua turma 11ºA.
À tarde, foi a vez dos alunos de 12º ano da professora Isabel Reis mostrarem toda a sua criatividade ao declamarem magistralmente "Poemas de Fernando Pessoa", tendo encantado quem assistiu à sua representação no CRE.
No dia 24 de manhã, foi a vez de algumas alunas de 7º ano da professora Isabel Oliveira se iniciarem na recitação de alguns poemas deste grande poeta da nossa literatura. A seguir, foi feita a dramatização de uma adaptação do conto "Hades" da autora Luisa Costa Gomes, por alunos da professora Lídia Pereira da turma 10ºA. Esta representação proporcionou à assistência um momento divertido e ao mesmo tempo didáctico, pois este conto critica de forma humorística alguns comportamentos e erros linguísticos frequentemente observados. Posteriormente, estes "recém-descobertos actores" tiveram oportunidade de encantar com esta peça o público da Mostra de Teatro Concelhia.


À tarde, decorreu o Peddy Paper baseado na adaptação da obra Odisseia organizado pelo professor Joaquim Esteves, intitulado "Nos passos de Ulisses" e dirigido a alunos do 7º ano, que se divertiram muito enquanto seguiam as pistas propostas...No próximo ano, contamos com a adesão de mais equipas. Não faltes!
E...boas leituras!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Ainda estamos vivos!


Pois é ainda estamos vivos embora tivessemos desaparecido do blog, o nosso coração continua cá! Andamos CHEIOS de trabalho, Stress, cansaço, mas o nosso CRE/BE não tem parado, é exposição atrás de exposição, a Feira do Livro, actividades do 25 de Abril, palestras e mais palestras, autores, o conta-me... sobre poesia, enfim, um número infindável de coisas boas que rechearam o nosso CRE. Em breve estarão aqui todos os momentos que trouxeram felicidade e conhecimento a toda a Comunidade Educativa!

Dia Internacional da Família



Quis deixar aqui um pequeno apontamento sobre o dia de hoje: "Dia Internacional da Família", recordando que a Assembleia Geral da ONU proclamou, pela Resolução nº 47/237 de 20 de Setembro de 1993, o dia 15 de Maio como DIA INTERNACIONAL DA FAMÍLIA, com o objectivo de chamar a atenção de todo o mundo, governos, responsáveis por políticas locais e famílias, para a importância da FAMÍLIA como núcleo vital da sociedade e para os seus direitos e responsabilidades. O primeiro Dia Internacional da Família foi em 1994.

Como leitura vou sugerir um livro que entrou no nosso CRE/BE: "Adopta-me" de Maria joão Lopo de Carvalho
Descrição: "Adopta-me" fala da vida verdadeira, dos meninos sem amor e dos amantes sem dinheiro, de pessoas embrutecidas pela miséria e de pessoas que não desistem de lutar pelos seus sonhos. É um livro militante e desassombado, generoso e terno, cândido e cáustico - exactamente como a Maria João." - Inês Pedrosa
"...Há livros que lemos até ao fim e queremos que continuem. Mas o livro fica-se por aí, continua em nós, que é a forma que os livros têm de acabarem bem..." (Pg.149)