quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Autor do mês de Novembro e Dezembro

 Gonçalo M. Tavares, nasceu em Angola em 1970 e publicou a sua primeira obra em 2001. Recebeu também prémios muito importantes na Literatura Portuguesa: em 2004 o prémio LER/Millenium BCP, em 2005 o prémio José Saramago, em 2007 o Portugal Telecom e foi ainda prémio revelação de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores com Investigações ...      Deixo aqui o nome de algumas das suas obras: Um Homem: Klaus Klump - Caminho 2003; A Máquina de Joseph Walser - Caminho 2004; Jerusalém - Caminho 2004 ; Aprender a Rezar na Era da Técnica - Caminho 2007
     O romance "Jerusalém" foi incluído na edição europeia de "1001 livros para ler antes de morrer – um guia cronológico dos mais importantes romances de todos os tempos".
     José Saramago disse: "'Jerusalém' é um grande livro, que pertence à grande literatura ocidental. Gonçalo M. Tavares não tem o direito de escrever tão bem apenas aos 35 anos: dá vontade de lhe bater!»
     Podes dar uma espreitadela ao seu blog: http://goncalomtavares.blogspot.com/

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

25 de Outubro - Dia da Biblioteca Escolar


A literatura não é feita de papel,
é feita de palavras

Um pedaço de barro, a pedra, o papiro, a tábua rasa, o papel, o computador, o tablet, o telemóvel e muitos outros são meios de transmissão da simples mensagem à grande literatura ou conhecimento mais elaborado e criativo.
Como disse Chris Meade, na IV Conferência Internacional de Leitura, realizada na Gulbenkian este mês, "finalmente [com a Web], aquilo de que falávamos quase como uma metáfora, de que ler era uma actividade criativa em que estávamos empenhados, passou a ser uma realidade (...) a primeira vez que se lê um livro num ecrã, (...) percebemos intensamente que o livro não é um objecto. É uma experiência, acontece no nosso coração. A literatura não é feita de papel (...). De repente, a literatura ocupa o palco principal. Se queremos chegar às gerações mais novas, em qualquer parte do mundo, temos dee perceber que elas estão a olhar para um ecrã: têm um telemóvel nas mãos e estão a olhar para ele. Se queremos chegar às pessoas, é no telemóvel que devemos coclocar os conteúdos (...). Chegou portanto a altura de criar novos livros" (adaptado das citações que Isabel Coutinho faz na revista "Única" de 24 de Outubro de 2010).
A nossa biblioteca é ainda, maioritariamente, um mundo de papel, mas também o campo fértil onde a semente do prazer da leitura poderá vir a transformar-se em cada um de nós na árvore frondosa da criação e do conhecimento.

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Prémio Nobel da Literatura 2010



Mário Vargas Llosa
site oficial: http://www.mvargasllosa.com/menubn.htm

Escritor peruano de dimensão universal, com muitos leitores e admiradores no nosso país.
Quantos dos livros editados em Portugal tu já leste?
Confere na lista abaixo:

Conversa na Catedral, trad. de José Teixeira de Aguilar, Europa-América, 1972 / D. Quixote, 1993
Pantaleão e as Visitadoras, trad. de José Teixeira de Aguilar, Europa-América, 1975.
Os Cachorros/Os Chefes, trad. de Pedro Tamen, Bertrand, 1976.
A Cidade e os Cães, trad. de José Eduardo Mendonça, Europa-América, 1977.
A Guerra do Fim do Mundo, trad. de Maria Vitória Navas e Salvato Teles de Meneses; Bertrand, 1984.
História de Mayta, trad. de José Carlos González; D. Quixote, 1987.
Quem Matou Palomino Molero?, trad. de António José Massano, D. Quixote, 1988.
A Tia Júlia e o Escrevedor, trad. de Cristina Rodriguez, D. Quixote, 1988.
Elogio da Madrasta, trad. de Cristina Rodriguez, D. Quixote, 1989.
O Falador, trad. de António José Massano, D. Quixote, 1989.
Lituma nos Andes, trad. de Miguel Serras Pereira, Círculo de Leitores, 1995.
Cadernos de D. Rigoberto, trad. de José Teixeira de Aguilar, D. Quixote, 1998.
Cartas a um Jovem Romancista, trad. de Maria do Carmo Abreu, D. Quixote, 2000.
A Festa do Chibo, trad. de Miguel Serras Pereira, D. Quixote, 2001.
A Casa Verde, trad. de Alice Nicolau, D. Quixote, 2002.
O Paraíso na Outra Esquina, trad. de José Teixeira de Aguilar, D. Quixote, 2003.
Travessuras da Menina Má, trad. de José Teixeira de Aguilar, D. Quixote, 2006.
Israel Palestina: paz ou guerra santa, trad. de Jacqueline Batista, Quasi, 2007.
Diário do Iraque, trad. de Jacqueline Batista, Quasi, 2007.
O Sonho do Celta - (inédito) sairá brevemente na Quetzal.

domingo, 12 de setembro de 2010

ANO LECTIVO 2010-2011

BEM-VINDOS!
Um novo ano lectivo se inicia com esperanças renovadas e grande expectativa: Aprender para Vencer. Damos as Boas-Vindas a todos com um rosto renovado - uma pintura evocadora de Michel Giacometti sobre a entrada da Biblioteca, da autoria de Paula Trafaria* - e a garantia do nosso empenho em fazer de todos os utilizadores da BE leitores felizes.

A Equipa da Biblioteca
Artur Guerra
Sandra Lourenço
Marta Martins
Maria do Céu Dias

* Até 9 de Outubro está também patente na Biblioteca uma exposição de quadros desta pintora

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Adeus, José Saramago...


Faleceu hoje, mais um escritor português e Prémio Nóbel da Literatura em 1998, José Saramago. Saramago nasceu no concelho da Golegã, a 16 de Novembro de 1922. Contou com um vasto número de profissões  entre elas, serralheiro mecânico,funcionário da saúde, desenhador, jornalista...
Publicou o seu primeiro livro em 1947: "Terra do Pecado". A partir daí esteve ligado a uma editora , fez parte da redacção do Jornal Diário de Lisboa e foi a partir de 1976 que passou a dedicar-se mais à escrita. Entre os seus livros encontramos: "O Memorial do Convento";"Levantado do Chão"; "O Envangelho Segundo Jesus Cristo";"A jangada de pedra";"Ensaio sobre a cegueira"...


Uma Mensagem Extraordinária, hoje, no blogue de Saramago:

Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.

Deixo-vos uma curta-metragem baseada num conto de José Saramago: "A maior flor do mundo"

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Adeus, João Aguiar...

O mundo maravilhoso dos livros ficou mais pobre, pois faleceu o escritor João Casimiro Namorado de  Aguiar. Nasceu a 28 de Outubro de 1943 e licenciou-se em Jornalismo pela Universidade Livre de Bruxelas. Foi redactor da RTP e trabalhou também na Imprensa e rádio. Escreveu mais de duas dezenas de romances, incluíndo literatura juvenil, com os livros: "Bando dos quatro" e "Sebastião e os mundos secretos". Procura-os na nossa BE/CRE!
Para saber mais sobre João Aguiar

terça-feira, 25 de maio de 2010

O autor do mês de Abril

Para comemorar este mês tão recheado de acontecimentos, como o dia internacional do livro Infantil e o dia mundial do livro escolhemos como autor do mês o escritor Hans Christian Andersen. è neste mês também a 2 de Abril que se comemora o nascimento deste escritor. Hans Christian Andersen escreveu peças de teatro, contos, histórias e canções patrióticas. A sua família era muito pobre e aos 11 anos teve de abandonar a escola porque o seu pai faleceu. Aos 14 anos saiu de casa e foi para Copenhaga, capital da Dinamarca pois queria ser cantor de ópera. Trabalhou como autor e bailarino no teatro. O Rei Frederico VI da Dinamarca interessou-se por ele, pois achou que tinha algum potencial e enviou-o para a escola e em 1828 foi admitido na Universidade de Copenhaga. Foi em 1835 com o lançamento do romance "O Improvisar" que teve reconhecimento internacional. Entre 1835 e 1842 lançou 6 volumes de "Contos" com histórias infantis e até 1872 chegou a aescrever 156 histórias entre as quais encontramos: "O abeto"; "O patinnho feio"; "O soldadinho de chumbo"; "A pequena sereia"; "A roupa nova do Rei"; "A princesa e a ervilha"...
     Em 1872 Andersen ficou gravemente ferido ao cair de sua sua cama e a partir daí ficou com sérios problemas de saúde até ao dia 4 de Agosto de 1875, data do seu falecimento.
     Podem  visualizar neste link, histórias deste autor:
http://nonio.eses.pt/contos/andersen.htm

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Palestra sobre Teatro

Sexta-Feira, dias 14 de Maio, haverá na BE/CRE uma palestra sobre teatro com a articipação das actrizes São José Lapa e Inês Lapa Lopes.

segunda-feira, 26 de abril de 2010

"Conta-me" do mês de Fevereiro

     No mês de Fevereiro devido aos dias de interrupção do Carnaval e à viagem a França, a nossa convidada só pôde contribuir com a sua participação no início do mês de Março. Esta participação teve lugar no passado dia 3 de Março sob o tema "Cumprir os nossos objectivos". A professora Teresa Albuquerque leu à sua direcção de turma um conto que fala precisamente sobre a importância de termos objectivos na nossa vida e de termos a coragem e a determinação de fazer os possíveis para os cumprir. Algo tão fundamental e importante nos dias que correm e principalmente nestas novas gerações que desistem à mínima adversidade ou à minha pedra que se atravessa no seu caminho. Já dizia o poeta:

“Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que a minha vida é a maior empresa do mundo. E que posso evitar que ela vá à falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver,
apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não".
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta...
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vou construir um castelo."
Fernando Pessoa



sexta-feira, 23 de abril de 2010

Dia Mundial do Livro... 25 de Abril... Isto não fica assim!

Hoje é o Dia Mundial do Livro, vésperas do 25 de Abril.
Recordamos hoje os longos anos em que ler era muitas vezes a única experiência prévia da liberdade possível.
Recordamos hoje o dia de 23 de Abril de 1616, em que morriam simultaneamnete Shakespeare e Cervantes.
Recordamos hoje a antiga tradição catalã segundo a qual, neste dia de São Jorge, os cavalheiros ofereciam às suas damas uma rosa vermelha e recebiam em troca um livro.

Também nós na nossa escola honramos esta tradição há já alguns anos:
Mas ISTO NÃO FICA ASSIM! proclama o blogue do Encontro Livreiro que se realizou no último domingo de Março na Livraria Culsete, em Setúbal, e onde hoje se vai realizar, às 21:30H, uma Tertúlia de Leitura...
E  não vai ficar assim, temos a certeza de que vai inchar... temos a esperança de que contagie pais, professores e alunos!

terça-feira, 23 de março de 2010

"Conta-me..." do mês de Março

     É já na próxima quinta-feira dia 25 de Março, pelas 15 horas, no nosso local  habitual, a nossa BE/CRE!! Comparece e leva uma turma!! Desta vez, a funcionária da biblioteca, a D. Céu vai contar histórias sobre : "O dia mundial da àrvore e da água".

terça-feira, 9 de março de 2010

FEIRA DO LIVRO

O autor do mês de Março

     Este mês de Março, escolhemos como autora do mês a escritora Sandra Carvalho. Nasceu a 29 de Junho de 1972, em Sesimbra, no nosso concelho. É descendente de uma família de pescadores e segundo a autora, “desde muito cedo aprendi a respeitar e a amar o gigante azul que alimenta a minha imaginação”. As histórias que a sua avó contava foram uma inspiração para mais tarde escrever as suas própias histórias.
Segundo a Editorial Presença: “Sandra Carvalho é uma jovem escritora que tem vindo a afirmar-se como uma criadora incontornável da high fantasy em língua portuguesa. A sua Saga das Pedras Mágicas, que a Presença tem vindo a publicar, desperta um interesse crescente e entusiástico entre os apreciadores do género, que aguardam sempre com enorme expectativa o volume seguinte. Até ao momento saíram já, em ritmo imparável, A Última Feiticeira, O Guerreiro Lobo, Lágrimas do Sol e da Lua, O Círculo do Medo e Os Três Reinos. A Sacerdotisa dos Penhascos é o seu sexto romance, que vem dar continuação à Saga.”

Saber mais

Concurso: "A mais bela carta de Amor"


Durante o mês de Fevereiro a nossa BE/CRE também celebrou o Dia dos Namorados, com um concurso: "A mais bela carta de Amor". A adesão não foi muita, dos três ciclos, apenas o 2º ciclo e o secundário concorreram. No caso do 2º ciclo lamentamos a falta de imaginação, de participação e de consideração pelos leitores e júri, pois todas as cartas entregues foram copiadas de sites da internet, sendo assim excluídas do concurso. O grande vencedor foi o aluno número 5 da turma D do 11º ano, André Teixeira, com uma belíssima carta de Amor. Foi contemplado com o livro: "Crónicas do Sul" de Luís Sepúlveda. Parabéns, André!!!

Para ler, aumente a imagem:

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

1ª Semana das Expressões

Está a decorrer a 1ª Semana das Expressões, com uma exposição de trabalhos dos alunos na Biblioteca. Vem visitá-la!

domingo, 7 de fevereiro de 2010

O livro do mês de Fevereiro: "Lua Nova"

     Acabadinho de chegar à nossa BE/CRE: "Lua Nova" de Stephenie Meyer é um dos livros da saga "Twilight". A escritora iniciou esta saga com o livro : "Crepúsculo", devido a um sonho que teve (também podes encontrar este livro na BE/CRE). A partir daí resolveu escrever vários livros. Os livros tiveram tanto sucesso entre o público jovem (e não só!) que decidiram fazer também o filme para cada um dos livros.
Sinopse:  Para Bella Swan, existe algo mais importante do que a própria vida: Edward Cullen. Porém, estar apaixonada pelo vampíro é mais perigoso do que alguma vez ela poderia imaginar. Edward já salvou Bella das garras de um vampiro maléfico, mas agora, à medida que a sua destemida relação ameaça tudo o que se encontra por perto e todos os que lhe são queridos, eles apercebem-se de que os problemas podem estar apenas a acomeçar...
     No placard da BE/CRE, que fica no exterior podes encontrar também mais informações nomeadamente sobre a autora destes livros, Stephenie Meyer.
     Deixo também aqui o trailer do filme: "Lua Nova", dá uma espreitadela

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Projecto Educar para a Saúde na BE/CRE, no dia 4 de Fevereiro

O Projecto Educar para a Saúde tem entre vários objectivos os de sensibilizar a comunidade escolar para as questões da saúde física, mental e social e sensibilizar para a importância das medidas preventivas visando o melhor estado de saúde. Nesse sentido a nossa equipa trabalha com o apoio do Centro de Saúde de Sesimbra, que possui uma equipa de técnicos que asseguram formação em diversas áreas ligadas sobretudo à saúde, mas também ao ambiente.

Assim, a próxima formação tem por tema o “Bullyng”. Esta formação ocorrerá no dia 4 de Fevereiro no CRE da nossa escola com as turmas que estão em baixo.

Turmas Data Hora de Sessão Duração da Sessão Professor(es) Acompanhante(s)

6º C 4 de Fevereiro 9:05h – 10:05 h 45 minutos Alcindo Gouveia e/ou Ana Magalhães

8º D 4 de Fevereiro 10:05 h – 10:50 h 45 minutos Natália Véstias
5º D 4 de Fevereiro 10:50 h – 11:35 h 45 minutos Mário Laranjo

Nota: As turmas que se inscreveram e não constam da tabela presente é devido a não terem aulas às 5ª feiras de manhã.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Conta-me... contos com moral

     No passado dia 29 de Janeiro, a professora Fernanda Bonacho e a professora Arceolinda contaram histórias com moral à turma F do 5º ano. A professora Fernanda Bonacho deixou o seu testemunho: " No dia 29 de Janeiro a turma 5ºF visitou a BE/CRE da Escola básica 2,3/S Michel Giacometti no âmbito da actividade intitulada : "Conta-me...". Foi lido o conto : "O duende Dudo, professor de felicidade" que ensina a ver o lado positivo e esperançoso da vida. Já em contexto de sala de aula este tema serviu de mote para o debate que se seguiu. Os alunos aderiram com interesse à actividade."

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

TEATRO NA BIBLIOTECA - A Casa do Romeu é igual à da Julieta?

      

 
Devido ao êxito da sessão do passado dia 15, volta a repetir-se na próxima sexta-feira, dia 29, pelas 15 horas, a performance/debate subordinada ao tema A casa do Romeu é igual à da Julieta? - uma adaptação do Romeu e Julieta de Shakespeare feita por São José Lapa e Inês Lapa Lopes e com a actuação de professores e alunos da escola.

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Conta-me... contos com moral

     Pois é,  já no próximo dia 29 de Janeiro ( sexta-feira) teremos mais um espaço dedicado ao "Conta-me...". Desta vez este espaço conta com a presença das professoras Fernanda Bonacho e Arceolinda, que vão contar histórias com moral. Será na próxima sexta-feira, no nosso local habitual, a BE/CRE, pelas 10.05. Aparece...

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

TEATRO NA BIBLIOTECA NO DIA 15 ÀS 15 H

Foi através de dois projectos, o Palco de Oportunidades e a Casa Eco Criativa, que o Espaço das Aguncheiras esteve presente na Escola Michel Giacometti no ano lectivo de 2008/09 e continua agora em 2009/2010 a trabalhar com um grupo de alunos e professores desta escola.
   Com a presença da prestigiada actriz portuguesa na direcção deste projecto, iniciámos a sua apresentação à comunidade escolar. São José Lapa dirige cenas da peça de teatro Romeu e Julieta, de William Shakespeare, numa versão em que os conteúdos são discutidos e dissecados por todos os participantes.
   No dia 15 de Janeiro de 2010 vamos poder assistir e participar numa Performance / Debate que levanta a questão: A casa do Romeu é Igual à da Julieta?

Parceria entre o Espaço das Aguncheiras e a nossa escola - ver textos:
Teatro na Escola 2008_09






sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O livro do mês de Janeiro

     Primeiro livro do ano de 2010!! Que entusiasmo! Para celebrar o dia do Patrono da nossa escola, hoje, dia 8 de Janeiro, escolhemos como livro do mês,  um livro recentemente publicado pelas Edições Colibri, dirigido por Michel Giacometti: «Romanceiro da tradição oral». Esta obra foi coordenada pelo Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Faculdade Nova de Lisboa em colaboração com a Câmara Municipal de Cascais. Esta obra foi recolhida no âmbito do Plano de Trabalho e Cultura e está organizada em dois volumes. O primeiro volume é dedicado aos Romances narrativos e o segundo volume é dedicado aos Romances épicos de assunto carolíngio, históricos de assuntos peninsulares, religiosos e novalescos.
     Para quem não sabe, Michel Giacometti é o Patrono da nossa escola. Desde 1965 que iniciou uma recolha e estudo da Literatura popular Portuguesa. Fez parte inclusive da equipa de investigadores da Faculdade de Letras de Lisboa, Instituto de Geografia e integrou um projecto chamado: Linha de Acção e de Recolha e Estudo da Literatura Popular.
     Podem encontrar o livro do mês na BE/CRE da nossa escola! Dá lá um pulinho!