Manuel António Pina: Prémio Camões 2011
O nosso autor do mês de Maio é Manuel António Pina. Natural do Sabugal, nasceu em 1943 e foi considerado o homem dos quatro ofícios: poesia, teatro, literatura infantil, ficção para além de estar também relacionado com o Jornalismo.
Editou o seu primeiro livro em 1973 ( "O País das pessoas de pernas para o ar"), livro este que está inserido no Plano Nacional da Leitura. Em 1974 lançou-se na poesia com o livro: "Ainda não é o fim nem o princípio do Mundo Calma é apenas um pouco tarde". Escreveu ainda para teatro: "História do sábio fechado na sua biblioteca" que foi a sua última peça.
Manuel António Pina também entrou no campo da ficção para adultos com a obra: "Os papéis de K".
Este mês foi-lhe atribuído o Prémio Camões 2011. Sabiam que este prémio é no valor de 100 mil euros? Sabiam ainda que este prémio foi criado em 1988 por Portugal e pelo Brasil para honrar e homenagear os autores que tenham contribuído para enriquecer o património cultural e literário na Língua Portuguesa? É o 10º português a receber o mais importante prémio literário de Língua Portuguesa. Entre os autores constam os portugueses Miguel Torga em 1989, José Saramago em 1995 e António Lobo Antunes em 2007.
Estes são alguns dos livros que podes encontrar na nossa biblioteca: