quinta-feira, 4 de junho de 2009

Conta-me...

Pois é o "Conta-me" continua de vento em popa, embora não tenha sido aqui registado...ainda...mas vamos conseguir colocar tudo em ordem!!
No passado mês de Março a professora Teresa Albuquerque, participou também nesta actividade e passo a citar o que a colega escreveu sobre a sua experiência: "Adoro LER...Sempre gostei. Os livros sempre estiveram presentes na minha Vida, tenho viajado pelo Mundo e no Tempo através da Leitura. Desde que fui Mãe há um momento especial no final do dia em que o faço para a minha Filha. Considero fundamental essa Partilha. Mas, será que todos os têm?!
Surgiu uma oportunidade de o fazer com os alunos do 7ºG e, imediatamente, lancei o convite aos do 7ºH, na pessoa da sua DT, Isabel Ochoa. No âmbito da Formação Cívica, na transmissão de Valores que verdadeiramente formam os nossos alunos como Pessoas e Cidadãos, atentos e interventivos, críticos...
A promotora do Projecto, Profª Sandra Lourenço, sugeriu dois textos - oportunos, sintéticos- fiz a Leitura de um Texto: "Palavras Cor-de-Rosa e Palavras Cinzentas", a maioria dos alunos escutou atentamente e no final fizemos a análise conjunta da mensagem deste conto, curiosamente, nessa semana todos os alunos classificavam as suas intervenções ou atitudes: "cor-de-rosa ou cinzentas".
O segundo texto:"A cidade dos poços" de Jorge Bucay, foi utilizado com duas grandes intenções a leitura partuilhada e a superação de dificuldades. Alunos que habitualmente são pouco interventivos foram chamados a participar e fizeram-no de forma notável, facto que agradeço.
Resumidamente poderei dizer que foi uma experiência positiva em que a Prof. de Educação Física mais uma vez os tentou surpreender, creio, com sucesso! Para que isso fosse possível, tive a colaboração preciosa das Professoras Sandra Lourenço e Isabel Ochoa.
Bem-hajam!
Teresa Ramos-Albuquerque
Infelizmente, não temos nenhum registo visual para mostrar como correu esta actividade, mas temos o testemunho da pessoa que o fez!

Sem comentários: