sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

FACEBOOK

Agora também nos podes encontrar no facebook. Podes fazer "like" na nossa página e receberás as nossas atualizações... Segue o link... http://www.facebook.com/pages/Biblioteca-EB23S-Michel-Giacometti/169493066444351?ref=ts

terça-feira, 29 de novembro de 2011

ATIVIDADES NA BIBLIOTECA NOS 25 ANOS DA ESCOLA

No passado dia 25 de novembro, dia dos 25 ANOS da escola, realizaram-se na Biblioteca as seguintes atividades:

1) Exposição de AEROMODELISMO (até parecia que tínhamos sido invadidos!...).

2) Entrega dos diplomas do DELF SCOLAIRE (Estão de parabéns os alunos
contemplados).

3) Concurso "ROSTOS QUE FAZEM A ESCOLA" (foi um espetáculo ver como miúdos e graúdos tentavam descobrir a quem, já maduro, correspondiam aquelas fotos de quando eram crianças).


sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Concurso de Fotografias

                                               Concurso


  Rostos que fazem a Escola
        

                       
            Convida-se toda a comunidade escolar a participar nesta actividade.
            Se faz parte do pessoal docente ou não docente da escola, traga uma fotografia sua antiga e entregue às professoras de História. Elas manterão segredo sobre a sua identidade.
            O concurso tem como objectivo reforçar o espírito de união da comunidade escolar e proporcionar momentos de cumplicidade e diversão.

Entrega das fotografias

1. As fotografias deverão ser colocadas num envelope, em cujo exterior deve constar a identidade do retratado.
2. A entrega deverá ser feita até dia 18 de Novembro, a qualquer uma das professoras de História.
3. A fotografia pode ser original ou não.

Exposição

  1. As fotografias serão expostas na Biblioteca a partir do dia 22 de Novembro. O concurso decorrerá até ao dia 29 de Novembro.

Concurso


  1. Cada fotografia exposta estará identificada com um número.
  2. Na biblioteca existirá uma ficha onde constarão os nomes dos retratados, seguida de um espaço em branco.
  3. Os participantes no concurso deverão identificar os retratados e colocar o número da fotografia, asssociando-a aos nomes .
  4. Haverá ainda um espaço para que os participantes identifiquem a sua fotografia preferida.
  5. As respostas deverão ser colocadas na urna existente na Biblioteca.
  6. Os participantes concorrem individualmente em dois grupos:
      1. pessoal docente e não docente;
      2.  alunos.
     7. Encontram-se igualmente a concurso os próprios retratados, em três categorias:


                        1. retratado mais identificado;
                       2. retratado menos identificado 
           3.   fotografia preferida pelos participantes.

 Resultados

Os resultados serão divulgados no dia 10 de Dezembro, havendo lugar à atribuição de Certificados.

                                                                       As proponentes

Cristina Raimundo, Eulália Pereiro, Fernanda Bonacho, Manuela Barbas, Natália Ferreira, Nídia Domingos, Paula Andrade, Patrícia Baltazar

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Halloween ou Sabbath?

Pelo aspeto, até parece que as bruxas se reuniram na biblioteca no seu dia de Halloween.... ou de Sabbath?
 (depende da nacionalidade e cultura.... qual é a nossa?)

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

O Acordo Ortográfico na BE

As turmas de português do 6º ano, da professora Paula Prata,estiveram hoje na Biblioteca a praticar a  consulta do dicionário com o novo acordo ortográfico

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Dia Mundial da Criança

Hoje dia 1 de Junho, Dia Mundial da Criança, a BE deseja a todos um dia muito feliz. Para os mais crescidos que ainda têm uma criança dentro de si que a deixem sair hoje e divirtam-se!! 

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Livro/autor do mês

Manuel António Pina: Prémio Camões 2011

O nosso autor do mês de Maio é Manuel António Pina. Natural do Sabugal, nasceu em 1943 e foi considerado o homem dos quatro ofícios: poesia, teatro, literatura infantil, ficção para além de estar também relacionado com o Jornalismo.
Editou o seu primeiro livro em 1973 ( "O País das pessoas de pernas para o ar"), livro este que está inserido no Plano Nacional da Leitura. Em 1974 lançou-se na poesia com o livro: "Ainda não é o fim nem o princípio do Mundo Calma é apenas um pouco tarde". Escreveu ainda para teatro: "História do sábio fechado na sua biblioteca" que  foi a sua última peça.
Manuel António Pina também entrou no campo da ficção para adultos com a obra: "Os papéis de K".
Este mês foi-lhe atribuído o Prémio Camões 2011. Sabiam que este prémio é no valor de 100 mil euros? Sabiam ainda que este prémio foi criado em 1988 por Portugal e pelo Brasil para honrar e homenagear os autores que tenham contribuído para enriquecer o património cultural e literário na Língua Portuguesa?  É o 10º português a receber o mais importante prémio literário de Língua Portuguesa. Entre os autores constam os portugueses Miguel Torga em 1989, José Saramago em 1995  e António Lobo Antunes em 2007.
Estes são alguns dos livros que podes encontrar na nossa biblioteca:

sábado, 23 de abril de 2011

DIA MUDIAL DO LIVRO

Este ano não estamos na escola no Dia Mundial do Livro, mas não queremos deixar de desejar agradáveis leituras a todos nestes dias festivos.

domingo, 3 de abril de 2011

Dia Internacional do Livro Infantil

Comemorou-se ontem, dia 2 de Abril, mais um dia Internacional do Livro Infantil. Relembramos que este foi o dia em que Hans Christian Andersen nasceu, na Dinamarca em 1805. Ele foi um escritor que marcou a sua época e continua de certa forma marcando a nossa também, com os contos maravilhosos que ainda se mantêm vivos no nossos dias. Alguns desses contos vão passando de ano para ano, como é o caso: " O patinho feio”; “O soldadinho de chumbo”; “A pequena sereia”; “A roupa Nova do Rei”; “A princesa e a ervilha”…

O Incrivel Rapaz Que Comia Livros

quinta-feira, 10 de março de 2011

Quem tem medo de Ler?

Duas perspectivas para reflectir e debater:
1
"Afinal, as pessoas gostam mesmo de ler textos em ecrãs. E há mesmo quem admita que prefere ler livros num telemóvel, num computador ou num leitor especializado em e-books, em detrimento das versões impressas em papel. As conclusões pertencem a um estudo da iModerate Research Technologies e da Brock Associates, onde se revela que 66% dos donos de máquinas digitais passaram a ler mais livros, devido à facilidade de download, à comodidade ou à «omnipresença» dos dispositivos digitais. O estudo (...) apurou ainda que 46% dos utilizadores não só passaram a ler mais textos em ecrãs, como também sentiram maior vontade em ler textos... impressoa em papel".
Hugo Pereira, in revista"Os Meus Livros", nº 96, Março de 2011, p. 51
2
"Para ler, ler seriamente, tem de haver determinadas condições (...).
Para ler seriamente é preciso silêncio(...). Tem de saber viver, e conviver, com o silêncio. (Cada vez menos jovens querem viver com o silêncio. Na realidade, têm-lhe medo. O silêncio tornou-se, de resto, muito caro... Vivemos num inferno de ruído constante).
Tem de estar preparado para (...) saber passagens de cor. Aquilo que amamos , devemo-lo saber de cor. Não é por acaso que «coração» em latim é «cor»(...).  Saber, saborear, de cor, com o coração, não com a cabeça.
Precisa de ter alguma, considerável, privacidade. Esta última condição é tremenda, provavelmente a mais difícil. Actualmente, a privacidade é o inimigo nº 1 de todo o jovem, adolescente, etc. Não só se confessa tudo a toda a gente, como é imperativo que o façamos imediatamente. Ninguém guarda a experiência, qualquer que ela seja, só para si.
(...)
O problema do colapso económico pode ter consequências muito boas. Quando as coisas estão mal, muito mal, as pessoas começam a ler com seriedade, a ler melhor, e os jovens a ter fome de algo mais substancial do que a pastilha elástica momentânea da pop. Já foi assim".
George Steiner, entrevista publicada na revista LER, nº 100, Março 2011, p. 31
"Um dos nossos mestres num mundo que, por puro ressentimento e por desmazelo e indigência, rejeita cada vez mais a categoria de mestre", Francisco José Viegas, in revista LER, nº 100, Março 2011, p. 31

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Conta-me... Dia de S. Valentim

     O dia de S. Valentim está a chegar! Para uns é o dia dos namorados, para outros é o dia do amigo!Sabes porque é que se comemora o Dia de S. Valentim? Não?! Então vem assistir ao Conta-me deste mês. A professora Ana Paula Prata vai contar-te a história que está por detrás desta comemoração em duas sessões, no dia 14 de Fevereiro às 9.05 e às 10.05. Aparece...no nosso local habitual ...a Biblioteca!            

sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Autor do mês de Fevereiro - ALMEIDA GARRETT


 João Baptista da Silva Leitão de Almeida, visconde de Almeida Garrett, nasceu no Porto a 4 de Fevereiro de 1799 e morreu em Lisboa a 9 de Dezembro de 1854.É o autor mais representativo do Romantismo em Portugal, a sua obra é uma das mais geniais da literatura portuguesa, deu início à regeneração do teatro português e produziu uma vasta obra que abrange o teatro, entre os quais se destacam as peças Frei Luís de Sousa e Falar Verdade a Mentir, a prosa, incluindo romances, cancioneiros e contos, entre os quais se destaca  O Arco de Sant'Ana e Viagens na Minha Terra, a poesia, Flores Sem Fruto e Folhas Caídas, cartas, diários, discursos e imensos artigos em publicações periódicas. Além disso foi um cidadão activo participando na vida política do país.


Podes consultar, ler ou requisitar na Biblioteca da escola os seguintes livros de Almeida Garrett:

Um Auto de Gil Vicente
Romanceiro (dois volumes de parte da obra e uma selecção anotada der Mara Ema Tarracha Ferreira)
O Arco de Sant'Ana
Viagens na Minha Terra
Falar Verdade a Mentir
Frei Luís de Sousa
...e também:
  
Quem És Tu? (Filme de João Botelho, adaptação de Frei Luís de Sousa)


quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Autor do mês de Janeiro

     Neste mês de Janeiro, como se comemora o Dia do Patrono da nossa escola temos como autor do mês  o próprio Michel Giacometti. Entra na nossa biblioteca e consulta a mesa dedicada a este etnólogo. Lá podes encontrar alguns dos seus livros e alguns volumes da nova colecção que é lançada pelo Público. Esta colecção é composta por nove livros e 37 programas em DVD da série "Povo que canta", produzida pela RTP de 1970 a 1974. Esta colecção assinala os 20 anos da morte de Michel Giacometti.

Sabias que o nome completo de Michel Giacometti é Michel-Marie Giacometti?
E sabias que Michel Giacometti também fez recolha sobre os bombos? Vê o seguinte video.

Courtesy TerritorioScuola

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Bom Ano de 2011!

 A Equipa da Biblioteca deseja a toda a comunidade educativa um excelente ano de 2011. Esperamos que tenham recarregado as energias com uma boa dose de energia positiva e motivação para caminhar e triunfar neste segundo período!! Bom regresso às aulas!