sexta-feira, 28 de novembro de 2008

CONCURSO NACIONAL DE LEITURA 08/09

A nossa escola vai participar nesta iniciativa promovida pelo Plano Nacional de Leitura, que vai desenrolar-se em 3 fases:

- 1ª fase - a nível de escola ;
- 2ª fase - a nível distrital;
- 3ª fase - a nível nacional (patrocinada pela RTP).

1ª fase – A nível de escola ( 1º período)

Já estão escolhidos os livros para esta fase do concurso:

Ensino Secundário

Quem me dera ser onda de Manuel Rui é uma novela em torno da existência urbana de uma família em Angola pululante de episódios rocambolescos.
Pai, mãe, dois filhos e um porco partilham o sétimo andar do apartamento, mau grado a oposição dos vizinhos.
É um livro muito divertido, de leitura fácil, com uma linguagem muito viva que deixa o leitor dar largas à sua imaginação pois, quando uma família vive com um porco na varanda de um prédio, tudo se torna possível.


Em meados do século II a.C., as gentes de Entre-Douro-e-Minho viviam, com razoável inconsciência, os derradeiros anos da sua civilização.No Leste e no Sul da Península Ibérica, a República Romana já se implantara e as suas legiões procuravam alargar esse domínio, mas no Noroeste a ameaça parecia longínqua, tanto mais que os Numantinos e os Lusitanos mostravam ser um formidável obstáculo ao avanço romano, sobretudo a partir do momento em que um certo guerreiro, chamado Viriato, assumira a chefia da resistência lusitana...É este o cenário histórico de Uma Deusa na Bruma de João Aguiar





Ensino Básico

Em A Ilha Desconhecida, José Saramago conta a história de um homem que bate à porta das petições do rei para lhe pedir um barco, a fim de navegar em busca da ilha desconhecida... . Esta pequena grande história, que brinca com os sentidos das palavras envoltas num misto de fantasia e de realidade, convida-nos a partir em busca de nossa própria ilha desconhecida, talvez escondida dentro de nós mesmos.




A História da Gaivota e do Gato que a ensinou a voar de Luís Sepúlveda é a história do gato Zorbas. Um dia, uma gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr. Zorbas, que é um gato de palavra, cumprirá as duas promessas que faz nesse momento dramático: não só criará a pequena gaivota, como também a ensinará a voar. Como se verá, a tarefa não é fácil, sobretudo para um gato mais habituado a fazer frente à vida dura de um porto como o de Hamburgo do que a fazer de pai de uma cria de gaivota... O grande escritor chileno oferece-nos neste seu novo livro uma mensagem de esperança de altíssimo valor literário e poético.



Lê os livros que te propomos e inscreve-te rapidamente junto do teu professor de Português ou da professora Lídia Pereira (Coordenadora do PNL).
No dia 7 de Janeiro de 2009, terás de realizar uma prova. Se fores seleccionado passas à fase distrital!
Boas leituras!

Sem comentários: