sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Li e Gostei!...

Convidamos todos os professores e alunos a partilharem o seu entusiasmo por um livro que tenha sido, ou esteja a ser, especial nas suas vidas.

1 comentário:

Luísa Antunes disse...

Para o CRE mais bonito do mundo, um texto humílimo sobre um livro que considero intemporal. Adorei a página nova e assim mando um grande abraço para todos.
Luísa Antunes


Luís Sepúlveda, História de uma Gaivota e do Gato que a ensinou a Voar


História de Amor, Ecologia, Solidariedade e Verdade.

Do tempo em que os animais falavam, Luís Sepúlveda oferece-nos essa linguagem de afectos e lealdade à Natureza, convocando todos os gatos liderados pelo Zorbas (gato grande, preto e gordo) para ensinar à gaivota Ditosa (a quem vê nascer e morrer a mãe) o seu destino de Voo. O poeta ("que voa com as palavras") ajuda Zorbas e a sua gata Bubulina a fazer voar Ditosa do alto da Torre de São Miguel.


O poeta. o gato, a gaivota, todos eles têm medo, mas todos eles aprendem ao longo da Vida a superá-lo. Todos aprendem que a Vida é, com efeito, o bem mais precioso da Natureza e que um laço de Amor (e Linguagem) une todos os seres vivos. Por isso, todos eles se interajudam, transformando este livro numa belíssima lição de Humanidade, Ecologia e Amor.

Um hino à Vida, co(a)ntado por Luís Sepúlveda.